domingo, 27 de janeiro de 2013

AARON SWARTZ - EPILOGO


NYT: serviço secreto e MIT fizeram armadilha para AARON



Aaron Swartz, cocriador do RSS e do Reddit, foi encontrado morto dia 11 de janeiro, com suspeita de suicídio Foto:  / AP                           
     

Aaron Swartz, um dos criadores do RSS e do Reddit, caiu em uma armadilha do MIT, preparada com auxílio do serviço secreto americano, segundo documentos a que o New York Times teve acesso. E-mails trocados por funcionários da universidade e o relatório de um especialista em segurança comprovariam, segundo o jornal americano, que a instituição de ensino armou para pegar o gênio da tecnologia no flagra e entregá-lo à polícia.

Tudo começou quando o MIT descobriu que a rede da universidade havia sido invadida. O hacker havia copiado milhões de documentos da Jstor, plataforma que vende textos acadêmicos mediante assinatura. A segurança foi reforçada e o problema, acreditavam os técnicos, resolvido.

Mas em 3 de janeiro de 2011 a universidade percebeu que o invasor continuava acessando os arquivos, apenas havia mudado o método de acesso e estava fazendo os downloads lentamente, para que ninguém percebesse a invasão. "O usuário agora não estava usando nenhum método típico de acesso à MITnet, para evitar os métodos usuais de bloqueio de acesso", escreveu o analista de segurança Mike Halsall, em um dos documentos a que o NYT teve acesso.

No dia 4 de janeiro, segundo a linha do tempo construída por Halsall, um especialista em segurança conseguiu detectar de onde vinha a invasão: de uma conexão via cabo direta, no porão do prédio 16, onde havia salas de aulas e laboratórios - e, portanto, não era um edifício trancado. No armário do servidor, "escondido embaixo de uma caixa", havia um notebook conectado a um HD externo e à rede do MIT.

Naquele momento, a universidade tinha duas escolhas: desconectar o computador, encerrando assim o acesso aos dados; ou investigar quem era o hacker e entregá-lo às autoridades. Segundo o relatório, os especialistas do MIT identificaram atividades da China no laptop, e isso teria preocupado a instituição, o que a levou a chamar a polícia.

O computador portátil foi encontrado às 8h08, e às 9h44, segundo o relatório, a polícia do campus foi chamada. Os oficias de Cambridge, cidade em que está o MIT, chegaram às 10h30, e às 11h o agente do serviço secreto Michael Pickett também estava no local. Sob indicação do agente federal, foram instaladas câmeras de segurança no armário de servidores, e um segundo computador foi conectado ao notebook de Swartz para monitorar a atividade.

Armadilha em ação
No mesmo dia, às 15h26, "o suspeito é visto na câmera entrando no armário, notadamente sem saber de tudo o que havia ocorrido pela manhã", descreve o relatório de Halsall. Ele foi embora logo, antes que a polícia chegasse, e na saída apagou as luzes - que um técnico logo voltou a acender, por sem elas ficava difícil a câmera monitorar o espaço. Dois dias mais tarde, Swartz voltou ao local novamente, "cobrindo o rosto com um capacete de bicicleta, presumivelmente para evitar as câmeras do corredor".

"Uma vez dentro do armário e com a porta fechada ele apressadamente retirou o notebook, o HD e o cabo de rede e guardou tudo em sua mochila", saindo dois minutos depois, de novo antes que a polícia o pegasse. Na sequência, a equipe de segurança identificou que uma nova conexão havia sido feita do quarto andar do mesmo prédio e pediu a presença da polícia.

Por volta das 14h, de acordo com o governo americano, Scharz foi visto a cerca de 1,5 km do MIT, na avenida Massachusetts, de bicicleta. Abordado por um oficial do campus, o gênio da informática teria largado a bicicleta e corrido, sendo apanhado, segundo o MIT, por outro oficial e pelo agente de serviço secreto. Segundo o governo, o cocriador do Reddit tinha na mochila um HD rodando um programa que o conectava ao notebook encontrado no armário do MIT.

Processado por fraude de computadores, Swartz começaria a ser julgado em abril deste ano. Mas foi encontrado morto no dia 11 de janeiro, em seu apartamento, com suspeita de suicídio por enforcamento. Após a morte, todas as acusações contra ele foram retiradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário